Entrevista: Conheça Warleson Oliveira, criador do UNO minimalista

07/03/2020 - POSTADO POR EM Jogos

Um dos nossos jogos favoritos ganhou um novo visual, e o responsável por esse “reboot” foi um designer daqui de Fortaleza, a terra do Roteiro Nerd! O nome dele é Warleson Oliveira e a seguir você confere uma entrevista super bacana que ele aceitou nos dar. 

Roteiro Nerd: Oi, Warleson! Conta pra gente como foi que isso aconteceu?

Warleson Oliveira: O Uno foi o primeiro jogo que em que senti motivado a repensar um design para ele. Como sempre estou jogando este jogo com meus amigos, em uma partida qualquer me veio em mente fazer uma mudança no mesmo. Não consegui tirar isso da mente até por em prática. Quando apresentei aos meus amigos, eles amaram, então decidi fazer o projeto completo e postar na internet, como um acréscimo ao portfólio de projetos pessoais. 

Um projeto similar, que ganhou uma boa atenção do público, foi um redesign para a atual marca do Governo Federal, mas infelizmente não foi adotada.

RN: E como foi que te acharam?

WO: A Mattel dos EUA entrou em contato pelo próprio Instagram, que acredito que era o canal mais rápido até mim. De início não acreditei. Pensei que fosse alguma brincadeira. Mas era tudo real. Depois fechamos a parceria e todo o projeto remotamente, via email.

RN: E tu já consegue sentir as mudanças depois desse super acontecimento?

WO: Ainda não posso dizer concretamente o quanto isso mudou a minha vida. Mas com certeza isso me deixou muito mais motivado. Claro que isso vai ser um grande case para o meu portfólio, mas a melhor parte de tudo isso foi sentir a boa recepção do público e saber que as grandes empresas estão atentas às sugestões. Isso realmente me motiva a continuar a buscar inovar com meus projetos pessoais.

RN: O novo UNO tem um design minimalista e a gente adorou, mas por que você escolheu o minimalismo? 

WO: Primeiramente, esse é um dos estilos que mais amo dentro do design. Trabalhar a simplicidade e a tornar relevante. Senti essa necessidade de testar como o UNO ficaria nesse estilo, já que todas as versões do baralho são cheias de efeitos. Para minha surpresa e de muitos, ficou muito bom!

RN: Agora, falando de jogos mesmo, de que tipo você gosta? 

WO: Em jogos de mesa, prefiro os que têm partidas rápidas e que funcionam com muitos jogadores, afinal, são as personalidades diferentes das pessoas que deixam o jogo divertido, então quanto mais, melhor. É claro que existem algumas exceções, mas no plano geral é isso. 

Em jogos online, prefiro os de plataforma, que tenham desafios de quebrar a cabeça rsrs.

RN: Indica um aí pra gente!

WO: Em jogos de mesa, sou muito suspeito em indicar… (risos). É claro que o UNO é o meu favorito, por cada rodada rápida ser uma emoção totalmente diferente. Então, o índico. Na versão minimalista, de preferência. (risos)

Em jogos digitais, indico “Ori and the Blind Forest”. Aquilo é uma obra de arte com visual, som e história muito bem trabalhados.

Warleson ainda não recebeu a sua versão física do novo UNO, mas estamos aqui no aguardo do lançamento e torcendo muito por essa parceria.