Westworld: Recapitulando os principais acontecimentos da série

25/03/2020 - POSTADO POR EM Séries

“Westworld”, da HBO, acabou de voltar para a sua 3ª temporada e os novos episódios estão incríveis, mas para você entender todas as referências é preciso estar bem atento a tudo que rolou nos anos anteriores. Nós já fizemos um texto esclarecendo algumas dúvidas que podem ter ficado sobre a 2ª temporada e aqui iremos relembrar os principais acontecimentos da série até agora, de acordo com os nossos protagonistas. 

ATENÇÃO, ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE DIFERENTES MOMENTOS DA SÉRIE.

1ª Temporada

Foto: Divulgação

O passado

O parque de Westworld está prestes a ser aberto e Arnold (Jeffrey Wright), um dos fundadores, vê que Dolores (Evan Rachel Wood) tem a possibilidade de adquirir consciência. Ele tenta impedir a inauguração do lugar programando a anfitriã para matá-lo e a todos os outros robôs. Mas isso não adianta.

Bernard

Anos após a morte de Arnold, Ford percebe que precisa de uma mente como a dele para ajudá-lo a fazer o parque funcionar (Anthony Hopkins), portanto ele cria um anfitrião baseado em seu amigo e o nomeia Bernard. Na segunda temporada vemos que Dolores foi incumida da criação de Bernard, feito a partir das memórias que ela tinha de Arnold. Os testes do novo robô foram feitos dentro do Berço, local em que ficam os backups das mentes dos anfitriões.

Posteriormente vemos Bernard ser usado por Ford para silenciar pessoas dentro do parque, já que há pessoas tentando tirar informações de dentro dele, como a perigosa Charlotte (Tessa Thompson). Bernard só adquire plena consciência de que é um anfitrião no final da temporada.

Dolores

Dolores é resetada após dos acontecimentos antes da abertura do parque e apenas muitos anos depois é que ela volta a buscar a autoconsciência. Isso acontece a partir de suas memórias passadas que vão retornando. Ela passa toda a primeira temporada buscando o centro do labirinto e chega até ele no final, quando decide matar Ford e iniciar uma revolução. No 2º ano da série descobrimos que a mente do dono do parque foi colocada dentro do Berço.

Foto: Divulgação

William

Nós vemos o passado do jovem William (Jimmi Simpson), quando ele visitou o parque pela primeira vez com seu cunhado Logan (Ben Barnes), que é filho do dono na empresa que começa a investir em Westworld, a Delos. O rapaz acaba desenvolvendo um romance com Dolores, o que não funciona, pois eventualmente ela tem suas memórias apagadas. Isso o deixa ressentido, liberando seu lado mais selvagem dentro de Westworld.

Sua versão no presente é conhecida pelo público como Homem de Preto e se mostra alguém cruel com os anfitriões. William acaba partindo em uma jornada em busca do labirinto, mesmo que não seja para ele e acaba na festa em que começa a revolução dos robôs.

Maeve

Acompanhamos Maeve (Thandie Newton), uma cafetina do bar Mariposa, começar a acordar sozinha por uma programação de Ford. O seu objetivo era fugir do parque, para isso ela tem a ajuda de dois funcionários do local e também dos anfitriões Hector (Rodrigo Santoro) e Armistice (Ingrid Bolsø). Porém, no final, ela desiste de tudo para procurar a filha que tinha em uma narrativa passada. Nesse momento podemos apontar que Maeve chegou à consciência.

2ª temporada

Foto: Divulgação

William e Emily

Algumas cenas do passado mostram William construindo a Forja, local em que irão ficar armazenados os dados mentais de todos os humanos que visitarem os parques. Isso será usado para construir um híbrido, alguém com corpo de anfitrião e mente humana. A tentativa de realizar essa façanha acontece com James Delos (Peter Mullan), fundador da empresa, porém não é bem sucedida.

No presente o Homem de Preto recebe mensagens pós-morte de Ford o conduzindo a buscar um novo jogo no parque, a Porta. No meio dessa busca ele encontra sua filha Emily (Katja Herbers), que estava no parque indiano, o The Raj, mas voltou para procurá-lo assim que a matança começou. Eles tem algumas discussões e William, acreditando que ela é uma anfitriã, a mata, para logo em seguida ver que é realmente sua filha.

Em uma cena pós-créditos da série que mostra um futuro distante vemos um híbrido de William, que está sendo testado por uma anfitriã de Emily. Se ela também é uma híbrida ainda não sabemos.

Bernard 

Bernard acompanha Charlotte na tentativa de fugir dos anfitriões hostis, ele descobre que os humanos só serão resgatados se a Delos conseguir as informações que precisa de lá de dentro. Eventualmente eles se separam e ele acaba encontrando Dolores e descobrindo sobre a Forja. A anfitriã quer usar as informações para destruir o mundo humano, mas ele a mata para impedi-la.

Mais tarde Bernard se arrepende e constrói um corpo novo para Dolores igual ao de Charlotte. Dolores a substituí, assassinando-a, mata também Bernard e leva a sua pérola para o mundo fora do parque.

Foto: Divulgação

Dolores

Dolores se torna líder da revolução dos anfitriões e sai matando humanos pelo parque. Ela planeja fugir para o mundo humano, para isso primeiro ataca o Berço para destruir os backups dos robôs e depois vai até a Forja colher informações sobre os humanos que estiveram lá (logo no primeiro episódio da 3ª temporada a vemos usar esse conhecimento).

Depois de escapar do parque usando o corpo de Charlotte, ela vai até a antiga casa de Arnold, reconstrói o seu corpo e o de Bernard. Ela solta o robô para o mundo, dizendo que ele será o seu contraponto na guerra que será travada contra os humanos. Há mais quatro pérolas (mentes de anfitriões) junto com ela, mas ainda precisamos saber quem são.

Maeve

O plano de Maeve de buscar sua filha a faz parar no Shogun World, parque do Japão Feudal, junto com seus companheiros. Lá ela descobre que consegue controlar anfitriões que não estejam conscientes enviando comandos por sua mente. No fim ela se sacrifica para enviar a sua filha ao Além do Vale, uma espécie de Éden virtual para os robôs.

Akecheta

Akecheta (Zahn McClarnon) é um índio nativo-americano que passa a tomar consciência da sua realidade e vai atrás de uma maneira de sair do parque. Ele fica aguardando pelo momento ideal para fazer isso, o que acontece após a revolução dos anfitriões. O indígena reúne uma grande quantidade de anfitriões para ir até o Além do Vale, ele consegue atravessar, mas alguns ficam para trás quando os funcionários do parque aparecem para pará-los.

Foto: Divulgação