Sakura Card Captors: Primeiras impressões da nova temporada

06/02/2018 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

Quem sentiu falta de uma das heroínas mais icônicas dos animes e mangás, agora vai poder matar a saudade do clássico “Sakura Card Captors” (1998), que teve nova temporada lançada em janeiro deste ano. Com o título “Sakura Card Captors: Clear Card” (2018), a continuação estreou nos quadrinhos em 2016 quando a série completava 20 anos de lançamento e possui três volumes publicados.

Criada pelo grupo CLAMP – formado por quatro mulheres mangakás – a garota mágica Sakura Kinomoto fez parte da infância de muitas crianças brasileiras quando a animação foi transmitida no Brasil em 2001. Na recente sequência, a maior parte dos personagens foi mantida na série, assim como o enredo principal, o que torna a sensação de nostalgia ainda maior.

Enredo

Sakura Kinomoto agora é uma estudante do primeiro ano do ensino médio e frequenta a mesma escola que seus amigos do ensino fundamental, Tomoyo Daidouji, Chiharu Mihara, Naoko Yanagisawa e Takashi Yamazaki. A única que ficou de fora dessa nova fase foi Rika Sasaki, que mudou de escola. Shoran Li, que agora retorna à cidade de Tomoeda, também está presente na nova temporada e é o namorado de Sakura. Inclusive, o reencontro dos dois no primeiro episódio é muito bonitinho.

Nessa história, Sakura tem um sonho com uma figura misteriosa em que todas as suas cartas se tornam transparentes. Após acordar, a protagonista descobre que a aparência das cartas está igual ao do sonho. No dia seguinte, ela consulta seus guardiões Kerberos (Kero) e Yue para saber o que havia acontecido e nenhum dos dois sente presença de magia naquelas cartas.

Ainda assim, a heroína ainda consegue transformar sua chave em báculo, bem como na temporada anterior, mostrando que seus poderes ainda permanecem. A partir daí, o enredo se volta para a descoberta desse mistério e, claro, a captura das novas cartas mágicas.

Foto: Divulgação

As cartas transparentes!

Mesmo sem entender o que aconteceu com as cartas Sakura até este ponto da série – apenas quatro episódios foram lançados até a escrita desse texto – a garota mágica continua capturando essas cartas quando coisas estranhas ocorrem na cidade, de forma bem semelhante à temporada anterior.

Outros elementos bastante parecidos com a primeira fase do desenho são os nomes e os poderes dessas cartas. A “vendaval” lembra muito a “vento”, assim como as cartas “reflexo” e “espelho”, “aqua” e “chuva”, entre outras. Mais uma coisa interessante é que a chave do báculo mágico parece ter alguma relação com as cartas novas, principalmente quando ela alerta sobre o aparecimento de um elemento novo. Ah, não posso deixar de destacar o encantamento que Sakura usa para capturar as cartas, o que dá a impressão de uma magia bem mais madura. (#Karol)

Foto: Divulgação

O relacionamento de Sakura e Shoran

Essa parte me decepcionou um pouco porque imaginei que o romance entre eles nessa fase seria mais intenso. No filme “A Carta Selada” (2000), quando Sakura revela seus sentimentos, a relação entre os dois era mais calorosa. Com o anúncio de “Clear Card”, a expectativa era que o casal finalmente pudesse ter mais momentos românticos (claro que respeitando o teor da série e a idade dos personagens), mas eu esperava mais.

O que considerei bem estranho foi quando Shoran retornou para Tomoeda e devolveu o urso que tinha feito para Sakura, recebendo também o que a garota tinha feito para ele. Acredito que essa não deva ser uma atitude sem razão e que existe algum significado por aí, inclusive relacionado a conversas suspeitas do Shoran com o Eriol Hiiragizawa. Às vezes tive a impressão que Shoran não gosta de verdade da Sakura por esconder uma coisa assim dela. Espero estar errada. (#Karol)

Foto: Divulgação

O que Eriol está escondendo?

Alerta spoilers!!!!

No primeiro episódio de “Clear Card”, a Sakura liga para o Eriol, que mora na Inglaterra com Spinel e Ruby Moon; para tentar encontrar respostas sobre o que havia acontecido com as cartas. Ele acha estranho, mas não responde a garota. E isso continua durante os quatro primeiros episódios.

Porém, algo bem inesperado acontece em uma cena que Shoran está em no telefone com Eriol. O namorado de Sakura dá um parecer sobre os acontecimentos recentes e Eriol responde dizendo que ainda não pode revelar o mistério. Ou seja, os dois sabem de tudo, mas não contam para Sakura! Já era esperado algo misterioso assim vindo do Eriol, mas não achei que o Shoran fosse se tornar seu cúmplice. (#Karol)

Até agora, ainda há muito para ser revelado, mas acho que todos os fãs não veem a hora de saber mais sobre o desenvolvimento dessa trama que está sendo bem interessante. Os traços dos personagens e a nova arte também merecem destaque, pois estão bem mais bonitos e modernos. Vale a pena acompanhar!

Foto: Divulgação