Quatro Documentários Para Quem Ama Moda

04/02/2020 - POSTADO POR EM Filmes

O universo da moda é um dos mais amplos da atualidade, despertando curiosidade, apreço e também revolta. Por isso, ele é bem explorado em documentários, filmes, reality shows e seriados e mesmo assim, ainda não se tem a noção completa do que está por trás dessa indústria multimilionária. 

Para todxs os que curtem moda ou que querem entender porque o ramo chama tanto atenção, separamos quatro documentários que ajudam a revelar algumas faces do mundo fashion.

1. The True Cost (2018)

É quase impossível passar por uma loja de roupas baratas e não levar pelo menos uma blusinha. Nesse documentário francês são revelados os piores segredos do mundo das fast fashions e o real preço pago por aquilo que julgamos inofensivo e quanto é nocivo para a sociedade. Alguns assuntos nada agradáveis, como trabalho infantil, são tema. Dirigido por Andrew Morgan, o documentário foi gravado em diversas partes do mundo e choca justamente por mostrar o lado obscuro de algo considerado tão belo.

2. Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Jeans talvez seja o tecido mais utilizado no mundo, porém poucas pessoas sabem como ele é produzido e seus impactos no meio ambiente, cultura e sociedade. Aqui no Brasil, cerca de 20 milhões de jeans são produzidos todos os anos, como mostra o diretor Marcelo Gomes neste documentário brasileiro. 

A produção explora a cidade pernambucana de Toritama, que se dedica à produção em fábricas localizadas em seus próprios quintais durante todo os dias do ano, exceto no Carnaval. O documentário está disponível na plataforma da Netflix.

3. Chiara Ferragni Unposted (2019)

Quando se fala de moda é praticamente impossível não relacionar às mídias sociais. Nesse documentário, a pioneira e uma das principais influenciadoras do mundo fashion, Chiara Ferragni, conta como foi sua trajetória, desde as primeiras redes sociais, como “Flickr” e “MySpace”, até explodir no Instagram. 

A italiana conta como utilizou sua exposição para lançar sua própria marca de roupas e estampar as capas de revistas e campanhas das grifes mais famosas do mundo. Você pode conferir a produção na Amazon Prime.

4. Savage X Fanty Show (2019)

Que Rihanna é um ícone da música pop da atualidade todo mundo sabe, porém poucos sabem do seu processo criativo à frente de sua própria marca de roupas. No documentário, é abordado como a variedade de corpos, tamanhos e sexo podem atingir e se tornar objeto de desejo por tamanha versatilidade. 

Além disso, o título ainda mostra como a gigante das lingeries “Victoria’s Secret” perdeu espaço para a “Savage X Fanty”, marca da cantora, por não ser restrita a um único público. A produção está disponível na Amazon Prime.