Pokémon: Conheça os principais mangás da franquia

26/07/2018 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

Em 1995, Satoshi Tajiri criou um jogo para Gameboy, onde o jogador tinha que capturar uma série de monstrinhos e utilizá-los em batalhas durante sua jornada. Com isso, desenvolveu uma das maiores franquias de games de todos os tempos: Pokémon. Em 1996, no Japão, as versões iniciais Red e Green do jogo foram lançadas, dando início a uma verdadeira febre mundial.

No ano seguinte, 1997, surgiu o mangá com as histórias dos monstrinhos e seus treinadores. Logo depois veio o anime e uma série de outros produtos relacionados à marca, como trading card games, action figures, pelúcias e revistas,  que se espalharam não só pelo Japão, mas pelo mundo todo.

Recentemente, o jogo Pokémon Go, da Niantic, reavivou a presença dos bichinhos de bolso na vida dos jovens da década de 1990 (hoje um bando de marmanjos barbados), que sonhavam em ser mestres Pokémon. O lançamento também apresentou esses fiéis companheiros aos jovens de hoje, naturalmente.

Com toda essa infinidade de produtos relacionados aos Pokémon, a Panini republica, desde 2016, os arcos iniciais do mangá “Pokémon: Red, Green, Blue” e o “Yellow”. Este ano, já começaram a lançar o arco “Gold & Silver”, que atualmente está em seu terceiro volume.

Foto: Divulgação

O mangá

O mangá de Pokémon começou a ser produzido em março de 1997 e continua até hoje. Atualmente, no Japão, estão escrevendo a saga “Sun & Moon”, que mostra eventos relacionados à sétima geração dos mascotes. No Brasil, já foram lançados alguns volumes; mais recentemente, a Panini resolveu editá-los na sequência de publicação. Sendo assim, falaremos um pouco sobre as duas sagas já concluídas e a que está sendo trabalhada agora.

Red, Green & Blue

Os três primeiros volumes da saga nos mangás narram as aventuras de Red, da cidade de Pallet, que sai através da região de Kanto, buscando tornar-se um mestre Pokémon. Ele e seu Poliwhril (o Pikachu só é capturado um pouco depois), saem de casa e acabam se envolvendo em uma série de eventos que os levam a ir contra os planos da Equipe Rocket, uma organização criminosa que utiliza os Pokémon para atingir seus objetivos. Nesse ínterim, Red conhece Green, uma espécie de antagonista seu, que é neto do professor Carvalho e deseja, também, tornar-se um mestre. Também cruza com Blue, uma treinadora que prefere roubar as insígnias dos ginásios do que conquistá-las honestamente por meio das batalhas. Dessa forma, a história vai se desenrolando com Red tentando ganhar a liga Pokémon, além de frustrar os planos da equipe Rocket e lidar com o Mew e Mewtwo, que são Pokémon lendários.

Foto: Divulgação

Yellow

O segundo arco de Pokémon nos quadrinhos compreende quatro volumes (edições 4 a 7) e conta a trajetória de Yellow, que sai à procura de Red, até então desaparecido. Para isso, ela conta com ajuda do Pikachu do próprio Red. Yellow enfrenta a Elite dos Quatro, um grupo formado pelos maiores treinadores de Pokémon. Essa saga ainda se passa na região de Kanto, e os habitantes da Poké-Bola ainda são os da primeira geração.

Foto: Divulgação

Gold & Silver

Nesso terceiro enredo, composto por sete volumes (edições 8 a 14), temos o surgimento de três novos personagens: Gold, Silver e Crystal, além da nova equipe Rocket, liderada pelo vilão Máscara de Gelo. A trama se passa na região de Johto e conta com a aparição dos Pokémon da segunda geração, onde Gold e os demais lutam para impedir que o Máscara de Gelo controle Lugia, Ho-oh e Celebi, alguns dos lendários dessa nova leva.

Além desses arcos, essas ainda temos “Ruby & Sapphire”; “FireRed & LeafGreen”; “Emerald”; “Diamond & Pearl”; “Platinum”; “HeartGold & SoulSilver”; “Black & White”, “X & Y”; “OmegaRuby & AlphaSapphire”. E agora, conforme dissemos, será lançada no Japão a “Sun & Moon”. A Panini ainda não confirmou a publicação dessas últimas, mas ficaremos na torcida para que isso aconteça logo.

Apesar do roteiro e do traço um pouco infantil e simples, o mangá “Pokémon” encanta um público jovem, pelas aventuras presentes nas páginas de seus quadrinhos, e também os mais velhos, pelo sentimento de nostalgia daqueles que tiveram sua infância marcada pelos jogos do GameBoy e pelo anime do Ash, Pikachu e sua turma.

Foto: Divulgação

Veredito

A obra é de aventura, mas vem repleta de momentos engraçados, além de personagens cativantes. Não tem muito falatório desnecessário e os acontecimentos da saga se desenvolvem de forma rápida e objetiva, tudo de forma bem compreensível. Uma ótima leitura para quem quer se distrair e curtir bons momentos ao lado de Red, Pikachu e os demais treinadores de Pokémon.

Informações técnicas

“Pokémon” vem sendo lançado bimestralmente; em formato 13,7 x 20 cm; contendo aproximadamente 200 páginas, com contra-capa colorida; custando somente R$ 13,90, cada edição. Os amantes dos monstrinhos de bolso com certeza vão querer capturar todas essas edições!

Foto: Divulgação