Lista: 7 filmes sobre mistérios e crimes para assistir

30/07/2020 - POSTADO POR EM Filmes

Poucos gêneros cinematográficos prendem tanto a curiosidade do espectador quanto os de investigação. Focados em crimes e em mistérios que chegam – ou não – a plot twists e conclusões de cair o queixo, mas não sem antes aumentar a pressão do ambiente pelo suspense.

Selecionamos algumas indicações desse tipo de filme, de diversos períodos e de estilos, que você precisa conhecer. Veja agora a nossa lista e já programe as próximas maratonas.

O Animal Cordial (2017)

O 1º longa de Gabriela Amaral Almeida é regido pela tensão durante um assalto a um restaurante prestes a encerrar o expediente. Com o crescente estresse entre os assaltantes, clientes, funcionários e o dono do local, a situação foge de controle de todas as partes, que começam a acusar um ao outro de possível armação no crime

O ambiente claustrofóbico do filme ganha ainda mais qualidade pelas interpretações de Murílio Benício, Luciana Paes e Irandhir Santos neste ótimo trabalho de estreia da diretora brasileira.

O Silêncio do Lago (1988)

O franco-holandês George Clouzot trouxe em O Silêncio do Lago um dos clássicos do gênero de mistério/suspense da década de 1980. Um casal holandês viaja à França de carro para pedalar quando, em um posto de gasolina, a namorada some sem deixar pistas.

Após 3 anos de incessante procura por parte de seu companheiro, uma esperança de descobrir o que houve com ela surge de forma curiosa: seu próprio sequestrador admite o crime. Porém, não conta o destino dela.

A figura do vilão aqui é mascarada ao acompanharmos sua rotina em família durante todo o longa. A aflição do namorado na descoberta do culpado e nos diálogos entre os dois se transforma num conflito interno entre deixar o passado para trás ou seguir em frente, mesmo sem respostas. 

Foto: Divulgação

Terra Selvagem (2017)

Jeremy Renner e Elizabeth Olsen, conhecidos por serem o Gavião Arqueiro e a Feiticeira Escarlate do MCU, contracenam como protagonistas de um caçada ao assassino de uma jovem em uma isolada e gélida reserva indígena nos EUA.

A agente do FBI pede apoio do experiente caçador de predadores durante a investigação, que chega em sua conclusão de forma chocante neste longa de Taylor Sheridan que prende o espectador do começo ao fim. O longa está disponível no Telecine Play e Globo Play.

Testemunha de Acusação (1957)

Criador dos icônicos A Montanha dos Sete Abutres e Pacto de Sangue do gênero de suspense, Billy Wilder entra nessa lista por Testemunha de Acusação, adaptação do livro de Agatha Christie. Velho, ranzinza e com problemas de saúde, um experiente advogado de defesa aceita assumir o caso de um suposto assassinato de uma rica viúva por seu jovem parceiro.

O complicado julgamento ganha maior peso quando a esposa do acusado deseja testemunhar contra ele. Sem spoilers, mas os twists finais no tribunal envelheceram muito bem após mais de 60 anos deste excelente roteiro adaptado.

Foto: Divulgação

O Homem de Palha (1973)

Quem gostou de Midsommar (2019) precisa assistir esse. As tramas têm semelhanças: tradições curiosas de uma comunidade isolada, neste caso numa ilha na Inglaterra, são contestadas por “intrusos”. Um sargento precisa investigar o desaparecimento de uma garotinha, apesar dos cidadãos do local afirmarem que ela nunca viveu ali.

O tom de mistério é manipulado muito bem neste longa de Robin Hardy, que inspirou o filme de Ari Aster. Embora previsível, é interessante analisar os pontos em que as duas obras conversam e desenvolvem com eficiência.

Foto: Divulgação

As Diabólicas (1955)

O francês Henri-Georges Clouzot cria neste longa um contexto de trauma após abusos psicológicos parecido com O Homem Invisível (2020). O diretor de uma escola e esposo de uma das professoras é morto por ela e por sua amiga. As duas tentam se livrar do corpo, que some da noite para o dia. 

Porém, a viúva sente que o falecido, de alguma forma, ainda a atormenta. O ritmo da trama cresce junto às tantas dúvidas e angústia das protagonistas, que, em certos momentos, começam a se equiparar com a do espectador. O filme completo e legendado está disponível no YouTube.

Foto: Divulgação

O Convite (2015)

Um jantar entre velhos amigos, com um ex-marido e uma ex-esposa, tem grandes chances de não ser tranquilo. A diretora Karyn Kusama explora muito bem a dinâmica do passado dos protagonistas em uma noite prometida para ser de descontração para o grupo, mas que guarda questionamentos levados à tona quando um culto espiritual vira o tema da roda.

Will (Logan Marshall-Green) começa a suspeitar das atitudes de sua ex, Eddy (Tammy Blanchard) e de seu novo companheiro David (Michiel Huisman), esquentando o clima na sala de jantar. O filme está disponível na Netflix.

Foto: Divulgação