Lista: 13 filmes LBGTQ+ para você conferir

17/05/2020 - POSTADO POR EM Filmes

Neste domingo, 17 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Homofobia, e infelizmente a gente ainda precisa lutar contra isso, mas para reforçar a data, pensamos que vocês gostariam de uma nova lista de filmes LGBTQIA+. A primeira você pode conferir aqui. Selecionamos longas nacionais e internacionais que abordam a temática de diferentes maneiras, tem desde dramas mais pesado, até romances mais clichês. Tem pra todo gosto, viu? É só se jogar. Viva esse dia tão importante com a gente!  

Retrato de Uma Jovem Em Chamas 

Nesta história, que se passa na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma pintora que foi contratada para pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel), mas sem que ela saiba. Marianne passa os dias junto de Héloïse e, à noite, trabalha no quadro. A paixão surge, mas são poucos dias para vivê-la, já que a pintura é um presente de casamento para Héloïse. O longa está disponível online na plataforma NOW.

Tomboy 

Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). Ela gosta de se vestir como um menino e cortou o cabelo curtinho. Quando a família se muda, uma garota da vizinhança confunde Laure com um menino, e ela aceita, apresentando-se como Mickaël. Vivendo essa fantasia, Laure vive momentos de muita felicidade junto de seus novos amigos, ao mesmo tempo que vive como uma menina dentro de casa, gerando um conflito interno. A produção pode ser vista no Telecine Play.

O Jogo da Imitação

Esse é um drama histórico-biográfico em que conhecemos a difícil história do criador do computador, o matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch). Em meio à Segunda Guerra Mundial e punido por ser gay, ele entra em um casamento de aparências enquanto cuida de sua incrível invenção. O longa está disponível na Amazon Prime e no HBO Go.

Tatuagem

A história, que acontece em Recife, na década de 1970, mostra Clécio Wanderley (Irandhir Santos) como líder da trupe teatral Chão de Estrelas.  O grande destaque da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio namora. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Clécio e Fininha começam um relacionamento e vivem um dilema, já que precisam lidar com a repressão da ditadura militar. 

Me Chame Pelo Seu Nome 

Elio (Timothée Chalamet) é um jovem passando as férias na casa da família, na Itália. Todo verão seu pai, que é professor, recebe um estagiário. Dessa vez, Oliver (Armie Hammer) é o escolhido. Sua beleza, inteligência e humor chamam a atenção de Elio, que logo se vê apaixonado. Os dois vivem um breve romance rodeado de música clássica, livros e as belezas da Itália. Você pode conferir o filme no Telecine Play e o veredito dele aqui.

Lovesong

Sarah (Riley Keough) embarca em uma viagem de carro com a filha e sua melhor amiga, Mindy (Jena Malone), que há muito tempo não via. Sarah é casada, mas o marido passa muito tempo fora de casa e ela busca uma aventura. Durante a viagem, elas se conhecem melhor e vivem novas experiências, mas acabam se separando. Anos depois, Sarah e Mindy têm a chance de se reencontrar em uma cerimônia. A produção está disponível na Netflix.

O Mau Exemplo de Cameron Post

Se passando em 1993, o longa narra a história de Cameron (Chloe Grace Moretz), que transou com a melhor amiga em seu baile de formatura, mas foi flagrada pelo próprio namorado. A tia da garota resolve enviá-la para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem ela é. O filme pode ser visto no Telecine Play.

Você Nem Imagina

O novo filme da Netflix mostra Ellie Chu (Leah Lewis) como a típica aluna deslocada. Ela faz trabalhos e lições de casa dos colegas para ganhar dinheiro e ajudar em casa. Ellie é secretamente apaixonada por Aster Flores (Alexxis Lemire). Quando Paul, um jogador de futebol, se aproxima de Ellie para pedir ajuda para escrever uma carta de amor para sua amada, ela entra em conflito. Você pode conferir o veredito do longa aqui.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Garrard (Lucas Hedges) tem 19 anos e mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Quando é confrontado pela família, ele precisa decidir se arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a “cura” da homossexualidade. A produção chegou a ter sua estreia no cinema cancelada em diversos países, inclusive o Brasil, e atualmente está disponível no Telecine Play.

Dor e Glória

Concorrente ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, o longa narra a vida de Salvador Mallo (Antonio Banderas), um cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema. A produção pode ser vista no Telecine Play. 

Carol 

Carol (Cate Blanchett) é uma mulher bonita e misteriosa, e assim que Therese (Rooney Mara) a conhece, uma faísca surge. As duas começam uma amizade enquanto Carol tenta se divorciar e ficar com a guarda da filha. Quando o ex-marido de Carol a impede de passar o Natal com a criança, ela convida Therese para uma viagem pelos Estados Unidos e as duas passam a se conhecer de verdade e viver uma história de amor. O longa está disponível na Netflix.