Lista: 12 filmes para ficar de olho em 2019

04/01/2019 - POSTADO POR , e EM Filmes
Post thumbnail

Não há como negar: 2019 será um ano marcado pelo encerramento de grandes franquias. Chega ao fim, por exemplo, a saga dos Vingadores e teremos o último episódio de Star Wars, mas sempre podemos tirar conforto de que no universo nerd as novidades serão muitas. E se as salas de cinema são lugares ideais para apagar as luzes e mergulhar em universos diferentes do nosso, por duas horas que sejam, fizemos uma lista daquelas produções que geram as maiores expectativas em nossos calendários cheios de atividades.

Você também pode conferir as listas que elaboramos com os filmes da Disney que certamente vão nos emocionar esse ano e das séries que vão dar o que falar em 2019.

Vidro

O diretor de “Corpo Fechado” (2000) e “Fragmentado” (2016), M. Night Shyamalan, reúne seus principais e mais grandiosos personagens na continuação mais inusitada do ano: “Vidro” conta com James McAvoy, Bruce Willis e Samuel L. Jackson nos papéis de Kevin Wendell Crumb, David Dunn e Elijah Price, respectivamente. Esteja preparado para ver os universos das três controversas personalidades colidirem em uma épica conclusão. Além destes, a presença da monstruosa Sarah Paulson (“American Horror Story”) promete dar o que falar. O terceiro filme da sequência de Shyamalan já estreia em 17 de janeiro.

Capitã Marvel

Aquela peça que faltava para o quebra-cabeça de Thanos será apresentada no próximo filme da Marvel. Estamos falando da poderosa Carol Danvers, também conhecida como Capitã Marvel. A atriz Brie Larson (“O Quarto de Jack” [2015]) se junta à equipe dos heróis mais populares do mundo numa ambientação que se passará nos idos de 1990. Pelo trailer, já temos como certa a recrutação por Nick Fury (Samuel L. Jackson), o famigerado agente da S.H.I.E.L.D., antes de perder seu olho, e a ameaça dos Skrulls, alienígenas invasores da Terra, liderados pelo general-antagonista, Talos (Ben Mendelsohn). “Capitã Marvel” estreia no mundo todo em 8 de março de 2019.

Shazam!

Depois do lendário Aquaman, que pudemos conhecer pela visão de James Wan neste final de ano, chega a vez do herói mais descolado da DC Comics. Anteriormente reverenciado como Capitão Marvel, o herói que nasceu na década de 1930 finalmente ganhará sua adaptação para o cinema. Na pele do carismático Zachary Levi (“Chuck”), a próxima promessa do “estúdio mais sombrio” parte agora para uma pegada mais cômica. Shazam confrontará o grande vilão, Doutor Silvana (Mark Strong), além de alguns outros pequenos demônios do dia a dia. O filme tem estreia marcada para 4 de abril nas grandes telas.

Vingadores: Ultimato

Talvez o longa metragem mais esperado do ano — e que provavelmente vai arrecadar a maior bilheteria mundial — já tem data de estreia e não deve demorar muito: 26 de abril. Parece que foi ontem que vimos os heróis mais queridos da Marvel virarem pó no desfecho aterrador de “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). A vantagem é que não esperaram tanto para filmar a segunda parte da maior reunião de poderes. Com número surpreendente de teorias, especulações e boatos, “Vingadores: Ultimato” já é um sucesso antes de estrear. O que acontecerá com os gigantes Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e tantos outros, ninguém sabe ainda, mas estejamos preparados, pois “parte da jornada é o fim”.

Pokémon: Detetive Pikachu

Com a trama baseada no jogo de videogame da Nintendo “Great Detetive Pikachu” (2016), esse é o primeiro filme em live action da franquia de Pokémon. Dentro de um mundo repleto de monstrinhos de bolso em suas versões de computação gráfica e bem realista, vive o jovem Tim (Justice Smith), que sonhava em ser treinador Pokémon durante a infância. Agora adulto, ele tem a chance de trabalhar resolvendo crimes com o carismático Pikachu. Causando estranheza geral do público, o ator Ryan Reynolds (“Deadpool” [2016]) dará voz ao monstrinho protagonista na versão americana. Como apenas Tim é capaz de entender o que Pikachu fala, a atriz original do anime no Japão, Ikue Otani, também participará do filme com seu icônico “Pika-Pika”. O longa está programado para ser lançado no dia 10 de maio.

X-Men: Fênix Negra

Todo fã de X-Men que se preze sabe que a jornada da Fox de 2001 até hoje não foi das fáceis. O desafio de adaptar uma saga tão rica, gigantesca e complexa quanto a dos mutantes mais famosos do mundo é tremendo, mas ao que tudo indica esta nova tentativa será a melhor. Vamos tentar esquecer (sem deixar os erros de lado) aquela invenção que fizeram da icônica saga da Fênix Negra com “O Confronto Final” (2006). Agora é hora da nova geração, iniciada com “Primeira Classe” (2011), tomar as rédeas da promessa da Marvel. Depois de adiado um ano e até refilmadas algumas cenas, finalmente podemos esperar um novo começo para o estúdio adquirido pela Disney. “X-Men: Fênix Negra” está muito mais amadurecido, intenso e estreia em 6 de junho de 2019.

A Turma da Mônica: Laços

Criados por Mauricio de Sousa em 1959 como tirinhas de jornal, fincando fortes raízes no formato de revistas em quadrinhos e chegando às telinhas da TV e cinema como animações, essa é a primeira vez que Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha serão interpretados por atores reais. O filme dessa turma tão amada por gente de todas as idades é baseado num projeto gráfico com mesmo nome que é uma releitura dos personagens pelo olhar dos artistas brasileiros Victor e Lu Cafaggi, mais tarde se estendendo para várias outras adaptações de desenhistas diversos. O enredo da narrativa trata da aventura dos quatro amigos do Limoeiro em busca do cachorro do Cebolinha, Floquinho, que fugiu de casa. A estreia nos cinemas está programada para o dia 27 de junho.

Homem-Aranha: Longe de Casa

É claro que deixaram para o maior revelador de spoilers do estúdio anunciar o título do novo filme do Aranha: o próprio Tom Holland. Imagem: Divulgação

Após o estalo de Thanos em “Vingadores: Guerra Infinita” (2018), deveríamos acreditar que o Homem-Aranha de Tom Holland está com o futuro na balança. Mas com a produção do próximo filme confirmada — e as gravações já concluídas — sabemos que o herói voltará em breve. Dessa vez, ele e seus colegas irão embarcar numa viagem pelo continente europeu, onde o “amigão da vizinhança” estará fora do seu ambiente costumeiro e terá que enfrentar o vilão Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal. O filme chega aos cinemas no dia 5 de julho. Ah, vale lembrar que antes disso você confere o aracnídeo em uma aventura interdimensional na animação “Homem-Aranha no Aranhaverso” que chega nas telonas 10 de janeiro, e o nosso veredito já está aqui.

Os Novos Mutantes

Tendo sua data adiada algumas vezes, refilmagens e até rumores de cancelamento, esse é o décimo terceiro filme da franquia de X-Men. Para além de um filme de super-heróis, diferentemente dos seus antecessores, ele também traz um clima mais voltado para o terror. A obra conta a história de um grupo de jovens mutantes ainda na descoberta de suas habilidades especiais enquanto são mantidos à força em uma instalação secreta e lutam para se salvar. O elenco principal conta com Anya Taylor-Joy (“A Bruxa”, 2015), Charlie Heaton (“Stranger Things”), Maisie Williams (“Game of Thrones”) e o brasileiro Henry Zaga; além do veterano Antonio Banderas, introduzido posteriormente nas regravações, e a brasileira Alice Braga (“Cidade de Deus”, 2002). O filme está para ser lançado em 1º de agosto.

It: A Coisa – Parte 2

A primeira parte da adaptação do livro de Stephen King quebrou diversos recordes de bilheteria e se tornou o filme de terror mais rentável até hoje. Foto: Divulgação

Ainda não temos imagens ou trailer da sequência do maior filme de terror que 2017 já viu. O grande sucesso do escritor norte-americano Stephen King vai estrear em 6 de setembro de 2019 e deve contar a parte mais sombria da história de Beverly, Bill, Ben, Richie, Eddie, Mike e Stanley, o Clube dos Otários. Desta vez, seremos apresentados ao elenco adulto do longa, mas seguimos com participação de todos os mirins que brilharam no primeiro remake do clássico de 1990. Contando com Jessica Chastain, James McAvoy e Bill Hader, a escolha dos atores não poderia ter sido melhor! E o sinistro Bill Skarsgård (“Hemlock Grove”) também estará lá, na presença macabra do Palhaço Dançante, Pennywise.

Coringa

O famigerado “DCEU” (Universo Estendido da DC) parece estar em um estado permanente de inconsistência. “Aquaman” tem obtido um êxito financeiro mundial, apesar de recepção mista da crítica, enquanto o último sucesso incontestável da franquia foi “Mulher Maravilha” (2017). Diante disso, a desenvolvedora agora vai deixar de insistir em um universo compartilhado e dar chance a filmes solo que se passem em uma realidade independente, como é o caso do “Coringa” de Joaquin Phoenix — que nada tem com a versão do personagem interpretada por Jared Leto em “Esquadrão Suicida” (2016). A produção promete seguir uma linha mais noir e de humor negro para contar a história de como o comediante frustrado se torna um dos maiores inimigos da cidade de Gotham. O lançamento está previsto para 3 de outubro.

Star Wars: Episódio IX

O grande filme desse fim de ano tem uma produção cercada de mistério e segredos, de forma que nem mesmo o título oficial foi divulgado. Imagem: Divulgação.

Ainda sem título definido, o terceiro e último capítulo da mais recente saga da franquia de George Lucas é uma incógnita. Após a recepção mediana da última aposta do universo de Star Wars, “Han Solo”, a saga retorna ao núcleo central dos Skywalkers sob o comando de J. J. Abrams, que dirigiu o retorno triunfal do Episódio VII. Com “Os Últimos Jedi” de Rian Johnson tendo levado a franquia ao limite das convenções, o fechamento deste ciclo com certeza vai dar o que falar e merece estar nessa lista. Quem é Rey (Daisy Ridley) e o papel que Kylo Ren (Adam Driver) desempenha na trama ainda são temas controversos, mas tudo deve ser esclarecido no dia 19 de dezembro de 2019.