Lista: 10 documentários para assistir na Netflix – Parte II

23/01/2019 - POSTADO POR EM Filmes
Post thumbnail

O serviço de streaming da Netflix é famoso pelas suas séries e filmes, mas um tipo de longa-metragem em especial tem ganhado destaque ao oferecer títulos incríveis para diversos interesses: os documentários. Reunimos dez produções de variados assuntos para aqueles que buscam informação e bagagem sem abrir mão do entretenimento. Aqui você confere a segunda (e última) parte da nossa lista. Vamos lá!

Para ler a primeira parte deste conteúdo, clique aqui.

The True Cost (2015)

Todo mundo consome moda. Afinal, tendo interesse ou não pelo universo fashionista todo mundo precisa estar vestido. As opções são muitas: diferentes estilos, cores e custos. É fácil encontrar qualquer tipo de peça, mas como aquela peça chegou até você? Com uma dura crítica ao consumo de fast fashion e à indústria por trás deste, “The True Cost” é um filme necessário.

A alta costura e o baixo custo não combinam, mas estão espalhadas por grifes famosas em todo o mundo. Para isso, uma produção a baixo custo, em países subdesenvolvidos, oferece condições análogas à escrava e sustentam a base da cadeia, além de ser o segundo tipo de indústria mais poluente do planeta. Desde a plantação do algodão, até o momento da venda, a roupa nova já tem uma história e, muitas vezes, não é a mais bonita. (Duração: 1h32)

A Segunda Guerra em Cores (2009)

Foto: Divulgação

Estudar história nem sempre precisa ser lendo um livro. Você também pode assistir a um documentário – neste caso, uma série documental de 13 episódios com 51 minutos cada. Revivendo os momentos mais dramáticos da Segunda Guerra Mundial restaurados em cores e alta definição, o documentário A Segunda Guerra em Cores é fundamental para os fãs desse gênero.

De origem britânica, o filme mostra os diferentes cenários da guerra, e não foca apenas a visão americana do que foi o conflito. É uma produção de grande qualidade técnica e de conteúdo.  Vale a pena dedicar as quase 10 horas necessárias para concluir a série.

Gabo: A criação de Gabriel García Márquez (2015)

Os amantes de literatura devem incluir em sua lista este título que celebra a vida e a obra de um dos autores mais importantes do século XX. Apelidado de Gabo, Gabriel García Márquez nasceu na Colômbia, e conquistou o mundo com a sua literatura. Foi vencedor do Nobel de Literatura por toda a sua obra e é considerado o maior nome do realismo mágico na literatura.

A película aborda, por meio de depoimentos de amigos, admiradores e familiares, como o escritor de “Cem Anos de Solidão” era em sua vida literária, pessoal e política – esta última, gerando muitas controvérsia, já que era um grande admirador do regime cubano e amigo pessoal do próprio Fidel. Até o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, declara como se deu a participação de Gabriel García Márquez em reuniões diplomáticas no período do embargo a Cuba. (Duração: 1h29)

Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014)

Este, talvez, seja o mais famoso dos documentários da lista por ter ganhado muita repercussão após o seu lançamento. O título aborda as indústrias da pecuária e da pesca como as mais destrutivas do planeta, do ponto de vista ambiental, e investiga como famosas organizações ambientais de atuação mundial, como o GreenPeace, lidam com a questão.

Tendo Leonardo DiCaprio como produtor-executivo, o filme independente foi produzido a partir de financiamento coletivo. O assunto incomoda por mostrar uma indústria que é mantida, de forma natural e cômoda, por todos aqueles que consomem carne (nós brasileiros somos o segundo maior mercado consumidor do mundo), ao mesmo tempo que revela verdades inconvenientes sobre o insumo que está diariamente em nossa alimentação.  (Duração 1h30)

Hostage to the Devil (2016)

Filmes de possessão e demônios são muito comuns em Hollywood, mas assistir um documentário sobre o assunto pode ser muito mais interessante. “Hostage to the Devil” reúne as experiências em gravações em áudio e vídeo do Padre colombiano Malachi Martin, exorcista auxiliar do Vaticano.

O documentário é baseado no livro de mesmo nome escrito pelo padre Martin, e foca no exorcismo de uma garotinha de 4 anos. O processo é retratado por completo, desde o processo de identificação até o momento da cerimônia. São exibidos depoimentos que ressaltam o debate sobre a existência de demônios e a eterna briga entre o bem e o mal. (Duração: 1h36)