Hitorijime My Hero: O yaoi de que todos estavam precisando

06/10/2017 - POSTADO POR e EM Animes / Mangás
Post thumbnail

A temporada de verão se encerra e é com enorme tristeza que a gente informa: acabou “Hitorijime My Hero”, o anime yaoi que melhor trabalhou seus personagens e sentimentos.  A produção apresenta Setagawa, um menino que está sempre se metendo em problemas e não tem onde se apoiar – sua única família é a mãe, que trabalha como garota de programa, e ele não tem nenhum amigo. Isso muda quando ele conhece Kensouke, um garoto (muito fofo) da mesma idade que rapidamente faz amizade com Setagawa e o leva para conhecer sua casa. Assim, ele começa a ter ideia do que é um relacionamento familiar saudável e, também, amizade e afeto. A história é um spin-off do mangá “Hitorijime Boyfriend” (2010) que tem os mesmos personagens.

Meu herói é tudo para mim

Como estamos falando de um yaoi, falta explicar o romance, né? Bom, vamos lá. Um belo dia, Setagawa é perseguido por valentões que só têm medo de uma coisa: um rapaz chamado “matador de ursos”. Quando está prestes a apanhar, adivinha quem aparece? Isso mesmo, o “matador”. Setagawa é salvo e descobre que seu herói é irmão do amigo, Kensouke, e aí a paixão começa. O anime dá um salto de alguns anos, e Kousuke, o matador de ursos, vira professor da escola que Setagawa e Kensouke irão frequentar. Essa obra juntou uma das melhores coisas: romance entre professor-aluno e yaoi.

Enquanto isso, um antigo amigo de Kensouke reaparece e declara seu amor por ele. Essa história é contada com mais detalhes no mangá “Hitorijime Boyfriend”. Os amigos dos dois casais aceitam tudo muito bem, e o relacionamento deles consegue fluir melhor por essa aceitação.

Construção dos personagens

Setagawa, o personagem principal, é um adolescente e se sente muito culpado quando causa problemas aos outros. Ele está sempre se desculpando e tentando não causar problemas. Isso afeta seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Se você já assistiu “Junjou Romantica” (2008) sabe que muitos problemas poderiam ser resolvidos se os personagens simplesmente tivessem sido sinceros uns com os outros. Isso foi resolvido lindamente em “Hitorijime My Hero”. As conversas são esclarecedoras e os problemas são resolvidos como deveriam ser. É reconfortante assistir.

Já Kousuke é aquele personagem que acredita precisar tomar conta de tudo e todos e, por isso, acaba se dando mal com a própria vida. Esse problema também é resolvido de forma clara ao longo dos episódios. Assista com a mão no coração.

Foto: Divulgação

Diferencial

Por mais que os plots de animes yaoi sejam bastante parecidos, “Hitorijime My Hero” me surpreendeu com seu roteiro realista (#Isabelle). Enquanto Setagawa tinha muito medo que Kousuke perdesse o emprego caso seu relacionamento fosse descoberto, o professor só pensava em proteger seu amado. Por outro lado, não tinha toda aquela enrolação por parte dos personagens.

Outra coisa muita linda foi a aceitação por parte dos amigos dos dois casais da história. Por mais que não seja um universo sem preconceitos, como em “Yuri!!! on ICE” (2016), Kensouke em certa cena enfrenta um amigo sobre a rejeição de saber que Setagawa e Kousuke estavam juntos.

O final me surpreendeu muito, e me atrevo a dizer que foi um dos melhores finais de animações yaoi que já assisti. E apesar de seu desfecho ter sido realmente fechado, ainda tenho esperança de ter uma segunda temporada. Quem sabe, né? Nesse mundo otaku tudo é possível.