Given: sobre amor e música

19/03/2020 - POSTADO POR EM Animes / Mangás

Se eu te pedir para pensar em uma história sobre pessoas LGBTQIA+, você provavelmente vai lembrar de muitas que contém finais bem tristes. “Azul é a Cor Mais Quente”, por exemplo, que teve uma audiência imensa e é uma história bastante emocionante. 

Há algum tempo existe uma conversa, em fóruns e grupos, sobre como precisamos dar atenção a histórias felizes sobre pessoas pertencentes a essa minoria. Disponível no Crunchyroll, “Given” é uma produção linda sobre adolescentes e adultos vivendo uma vida normal. Eles são felizes por serem quem são e conseguem viver isso normalmente. Um sonho! 

Aprendendo a tocar 

É um anime de banda, a banda Given. A história mostra Mafuyu, um garoto que faz o ensino médio e que acabou de viver uma grande perda. Como herança, ele ganhou uma guitarra, mas não sabe como tocá-la e procura seu colega de classe Uenoyama pedindo ajuda para aprender. 

Uenoyama é um guitarrista incrível, muito acima dos garotos da sua idade, e quer tocar em uma grande banda. Depois de conhecer Mafuyu, ele começa a sentir coisas que não conhecia e junto de dois amigos mais velhos, eles formam uma banda. 

Todo o processo de criação de melodia e ensaios, além de como o relacionamento entre os membros da banda é construído, é mostrado no anime. O desenvolvimento dos personagens é muito bonito. 

Foto: Divulgação

Continuação confirmada! 

A primeira temporada de “Given” nos trouxe 12 episódios, e a história irá ganhar uma continuação direta para o cinema. Já está confirmada a volta de toda a equipe técnica envolvida no anime para a produção do longa, junto do estúdio Lerche (responsável também por “Assassination Classroom”). 

A princípio havia a previsão do longa chegar ao cinemas japoneses em 2020, porém com a atual situação de pandemia que estamos vivendo não sabemos se essa data poderá ser mantida. Mas desde já estamos ansiosos para ver a continuação dessa bonita história. 

Foto: Divulgação

Veredito 

Apesar de ter um background de perdas, “Given” é um anime lindo e sobre recomeços. Os personagens são incríveis e é perceptível o desenvolvimento que eles alcançam ao longo da história. A narrativa te prende tanto que os 12 episódios parecem até pouco, que saudade das temporadas de 24 episódios.

Por ser uma produção focada em bandas, ele tinha a OBRIGAÇÃO de ter músicas lindas, e conseguiu demais. A animação dos personagens também é visualmente agradável. E por fim, é gratificante ver uma produção focada em protagonistas LGBTQIA+ e que não dá um destino trágico a eles, apenas fala sobre um dia a dia normal e com espaço para o seu amadurecimento.

Pontos positivos

  • Músicas bonitas e bem feitas
  • Animação visualmente boa
  • Personagens incríveis e bem desenvolvidos

Pontos negativos

  • Poderia ter mais episódios 

NOTA: