Expectativas para a última temporada de Dark

24/06/2020 - POSTADO POR and EM Séries

“Dark”, uma das séries estrangeiras mais bem sucedidas da Netflix, chegará ao fim daqui a pouco, no dia 27 de junho. A terceira e última temporada promete desvendar mistérios da viagem no tempo e dar um fechamento definitivo aos personagens.

Fizemos um guia para você que tem dificuldade de ligar o nome à pessoa, explicando também a ligação entre os personagens – com fotos. Sinta-se à vontade para pescar e lembrar de todo mundo. 

Temos MUITAS expectativas em relação ao final de “Dark”. Isso porque cada episódio e cada personagem necessita de uma salvação diferente, e é muito difícil pensar em uma conclusão que preserve a todos. 

O final

Como acompanhamos Jonas, pensamos que a solução para toda a desgraça que acontece em Wilden seria, mesmo, que Mikkel nunca tivesse desaparecido. No entanto, e se outra coisa tivesse começado tudo? 

Se você parar pra pensar, desde 1921 coisas acontecem para que a viagem no tempo seja possível e o apocalipse aconteça. Qual seria, então, a solução para isso? Esperamos que a nova temporada nos responda. 

Foto: Divulgação

Martha 

Quem é a nova Martha, e de onde ela vem? Seria de uma outra dimensão? No trailer, vemos que ela é a protagonista da possível história em que o apocalipse também acontece (em um outro mundo), mas o que isso significa? Será explicada a existência de uma nova realidade ou planeta? 

No trailer para a última temporada também é possível ver que a versão alternativa de Martha possui um outro tipo de máquina do tempo, uma pequena esfera dourada. Ela não se surpreende pelo seu outro eu morto no chão e aparenta entender o contexto do apocalipse de forma mais ampla. “Vou te ajudar a encontrar a origem. O início de tudo. No seu mundo e no meu”, diz a personagem para Jonas. 

Foto: Divulgação

Hannah

“Uma mulher, não, um demônio.” Hannah viajou no tempo, viu Ulrich na prisão em 1953 e não apareceu mais para nós, espectadores. Para onde ela foi? O que aconteceu com a máquina do tempo que carregava? E por que é uma pessoa tão ruim? 

Durante uma conversa com o Egon mais jovem na delegacia, ela usou outro nome para se identificar. Teria a mãe de Jonas permanecido naquela linha temporal? 

Foto: Divulgação

Apocalipse

Que eventos levaram Elizabeth a se tornar propagadora da palavra do Sic Mundus? O que aconteceu entre 2019 e 2053? Como ela reencontrou Noah e teve sua filha? Quem são as pessoas que estão vivas naquela época e o que realmente aconteceu com o mundo?

No fim da 2ª temporada, vemos que ela sabe usar o buraco de minhoca da usina, mas não deixava ninguém chegar perto dele. Teria ela recebido ordens de Adam para proteger aquele espaço tão enigmático?

Foto: Divulgação

Adam

Ele é MESMO Jonas? Qual seu verdadeiro objetivo? O que aconteceu para que ele ficasse com todas as cicatrizes? 

O líder do Sic Mundus aparece nas imagens divulgadas da temporada final usando o buraco de minhoca. Para qual tempo/realidade ele deve ir? Será ele, de fato, o “vilão” da série?

Foto: Divulgação

Boris Niewald

A verdadeira identidade de Aleksander Tiedemann, o diretor da usina nuclear da cidade em 2019. Vive sob pressão tanto da polícia, com o detetive Clausen na sua cola, quanto de Hannah, que sabe seu nome real. A grande dúvida é: de onde ele veio e por que ajudou e se casou com Regina após se conhecerem em 1986? 

Boris apareceu naquele ano em Wilden. Estava machucado e em aparente fuga, portando uma matéria de jornal que afirmava que duas pessoas estavam sendo perseguidas por um assassinato. É possível que o jovem tenha vindo de outro tempo para causar – ou talvez impedir – esta morte? 

Há uma teoria colocando o personagem como filho de Jonas com Martha. Confira mais abaixo.

Foto: Divulgação

Torben Woller 

Um dos personagens mais misteriosos da história até aqui. O policial tem acompanhado seu colega Clausen durante as investigações acerca dos desaparecimentos. Porém, quase nada foi revelado sobre Woller nestes 18 episódios. 

Como aconteceu o acidente em seu olho? Em conversa com Clausen, ele quase revelava a história, mas foram interrompidos. Estaria ele de algum modo envolvido com Boris/Aleksander no assassinato exposto no jornal junto do jovem em 1986? Woller havia ajudado o diretor da usina a encobrir os barris de lixo radioativo, não podemos esquecer.

Foto: Divulgação

Teorias

O que os fãs do mundo todo estão pensando sobre o final de “Dark”? Bom, muitas teorias surgiram e citamos aqui algumas delas:

  • Martha e Jonas: uma Martha de um universo paralelo apareceu no final da 2ª temporada, e ela é a chave para quebrar o ciclo temporal. Isso é bem claro no trailer da 3ª temporada. Talvez ela viva em um mundo em que o Mikkel nunca desapareceu e o problema persiste? Quem sabe…

  • Cláudia é a vilã: a todo momento vemos Cláudia em algum momento importante, mas não dá pra perceber mesmo se ela é má ou boa. Uma teoria diz que ela é a grande vilã e que tenta quebrar o ciclo que Adam procura manter para salvar sua filha – que está morrendo com câncer. 

  • Ines Kahnwald sabe demais: fãs acreditam que a enfermeira que adotou Mikkel em 1986 é uma agente da sociedade Sic Mundus Creatus Est, o grupo liderado por Adam para acabar com o tempo. Ela aceitou o garoto com muita facilidade e dava remédios para que ele dormisse. Por que alguém faria isso? 

  • Michael Kahnwald está vivo: Há quem diga que ele é o verdadeiro Adam, por causa da marca no pescoço. Mas um dos trailers da terceira temporada mostra um personagem misterioso que muitos pensam ser Michael. Para eles, o pai de Jonas não se matou na versão do mundo paralelo de que veio a Martha de franja. 

  • Boris Niewald: A teoria é antiga, mas faz sentido. Ela fala que Boris seria filho de Jonas e Martha. O sobrenome Niwald seria a junção de Nielsen com Kahnwald e que ele teria sido enviado para viver nos anos 1980 com o objetivo de quebrar o ciclo temporal. Esse personagem mudou de nome para Aleksander Tiedmann e é quem esconde parte do lixo radioativo da usina nuclear, lembra? 

“Dark” revela a cada episódio um novo modo de olharmos o tabuleiro da cidade de Widen. Um aparente peão pode vir a ter uma importância tão grande quanto à de um rei neste jogo de linhas temporais e agora realidades paralelas. O maior desafio da série é encaixar tantos detalhes com coerência para seu esperado desfecho. Bem, ela fez isso – e muito bem – até agora, então não podemos esperar menos para a 3ª e última temporada.

Como você acha que tudo isso vai terminar? Compartilha sua teoria com a gente!