Entenda tudo o que aconteceu na 2 temporada de Westworld

08/07/2018 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

“Westworld” finalizou o seu segundo ano da mesma maneira que o primeiro: várias perguntas em aberto, interpretações diversas para os eventos da série e expectativas altas para o que virá a seguir. Aqui, vamos esclarecer alguns pontos chaves da temporada, mas uma boa dica é rever a série, você sempre achará algum detalhe novo que passou despercebido.

Aquela introdução básica

Começando com uma explicação geral do que se tratou essa temporada. Tivemos dois blocos temporais principais: os eventos que aconteceram logo após o massacre iniciado no final do primeiro ano da série, e como estava tudo duas semanas depois disso, no qual tivemos o Bernard (Jeffrey Wright) sendo achado na praia pela equipe de segurança enviada pela Delos.

Também acompanhamos os núcleos de personagens. Dolores (Evan Rachel Wood) reuniu uma equipe de anfitriões para matar o maior número de humanos possível e chegar até um lugar conhecido como Glory. Maeve (Thandie Newton) e seus companheiros buscavam a filha de sua antiga narrativa, usando Sizemore (Simon Quarterman) como guia e até passando pelo Shogun World, parque inspirado no Japão feudal, onde a anfitriã descobre um novo poder.

Enquanto isso, vemos William (Ed Harris) pretendendo chegar até Glory também, porém com o objetivo de destruir todo o parque e irritado com os constantes enigmas de Ford. Bernard aparece com a memória embaralhada, sem distinguir fatos do presente ou passado e descobrindo os segredos do projeto secreto da Delos.

Foto: Divulgação/HBO

O verdadeiro projeto da Delos!

Já havia algumas teorias desde a temporada passada de qual seria o objetivo da Delos com o parque, além do entretenimento dos visitantes. A primeira coisa que descobrimos é que a empresa estaria mais preocupada com a propriedade intelectual do que com as tramas e a diversão ofertada. Nessa temporada é revelado que na verdade a companhia estava secretamente retirando informações sobre todos os humanos que apareciam no lugar, usando os anfitriões como controle de qualidade para traçar os seus perfis e dar o próximo passo para um grande investimento: ofertar a imortalidade.

O que é visto no quarto episódio da temporada, com toda a trama de looping do fundador James Delos (Peter Mullan), é nada menos do que uma sequência de testes para garantir que a mente humana dele possa se adaptar ao corpo de anfitrião. Apesar dos anos de tentativas, o resultado nunca é satisfatório e o próprio William, que apresentou essa ideia no princípio, questiona se foi um investimento acertado.

Foto: Divulgação/HBO

Sabem a diferença de Berço e Forja?

Esses foram dois dos locais mais importantes e mencionados na temporada. O Berço seria o lugar de armazenamento de todos os backups dos anfitriões, garantindo que nenhum deles precise ser refeito do zero, também se revelou como um esconderijo para a mente do Ford (Anthony Hopkins), que transportou sua consciência para lá antes da morte e agora tem acesso total a tudo de tecnológico que existe no parque.

Já a Forja é onde se armazena a mente dos convidados da atração, todos os dados copiados a partir de suas interações com os anfitriões são decodificados lá dentro, deixando suas duplicatas sendo testadas em ambiente virtual até que o projeto possa ser concluído com êxito.

Foto: Divulgação/HBO

Destino de Dolores e Bernard

Uma das revelações do episódio final dessa temporada é que a consciência de Dolores foi implantada em um corpo de anfitrião que copiou a aparência de Charlotte Hale (Tessa Thompson). Isso aconteceu um pouco antes da chegada da equipe de segurança da Delos, portanto, em todas as cenas que acontecem depois desse fato, nós já temos a Dolores como uma infiltrada entre os humanos.

Por causa disso, Dolores consegue escapar do parque para o mundo real, com algumas pérolas de outros anfitriões guardadas em sua bolsa. Chegando ao continente podemos ver que ela reconstrói o seu corpo original, mas manteve o androide de Hale por fins práticos, porém ainda não sabemos que consciência está inserida nele. Bernard também foi reconstruído e agora saiu de Westworld pela primeira vez, Dolores escolheu dar liberdade a ele, assim só nos resta imaginar o que esses três têm intenção de fazer no mundo humano.

Foto: Divulgação/HBO

Homem de Preto e seu mistério! 

Uma coisa que pegou muita gente de surpresa e que causou confusão foi a cena pós-créditos dessa temporada, um recurso utilizado na anterior, mas que só mostrou o destino de um personagem que acreditávamos ter morrido, já nessa tivemos uma revelação importante sobre o futuro da série.

Nela vemos William entrando na Forja, o que a princípio parece com algo que ele faria depois do confronto com Dolores e Bernard, porém o ambiente está bem mais deteriorado do que foi mostrado antes e logo aparece sua filha, Emily (Katja Herbers). Nesse momento, ele percebe que tem algo errado, já que ela estava morta, assassinada pelo próprio pai em um momento de confusão. A anfitriã, que ainda não sabemos se é baseada apenas nas memórias da pessoa que copia a aparência ou se já é parte do projeto da Delos que agora teve êxito, conduz o Homem de Preto até uma sala e diz que tem algumas perguntas para ele, alegando ser uma prova de fidelidade.

Fica claro para nós que William está morto em algum ponto do futuro e sua consciência foi transplantada para um corpo de anfitrião, agora ele está passando pelos mesmos testes a que submeteu James Delos, o que ainda não sabemos é o porquê e nem daqui a quantos anos isso acontecerá. Mais um dos questionamentos que a série nos deixará remoendo até o seu próximo ano, ou quem sabe até mais.

Foto: Divulgação/HBO