DICA: O que fazer durante o Carnaval?

10/02/2018 - POSTADO POR EM Conteúdo
Post thumbnail

Então você é do tipo que foge das folias, mas ama o Carnaval por conta dos dias de folga? É, alguns de nós, no Roteiro Nerd, também. Por isso, listamos diferentes atividades, entre filmes, séries, livros, jogos ou animes para você não precisar sair de casa nesses quatro dias, e também não ficar no tédio. Confere aqui e venha fazer parte do bloquinho dos caseiros.

Mitologia Nórdica – Dica do Rafael

Divulgação

Para você que já atingiu a vida adulta e, assim como eu, só curte o carnaval porque isso significa que você terá uns dias de folga no trabalho, aconselho que faça que nem o Djavan disse e, torcendo para que chova durante esses dias, encontre em “um dia frio, um bom lugar pra ler um livro”. Sendo assim, uma boa pedida para quem vai curtir o carnaval em casa, é o livro “Mitologia Nórdica” do Neil Gaiman, publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca. O livro traz uma coletânea de quinze contos sobre os mitos dos países nórdicos, que tem personagens como Thor, Odin, Loki, etc. (os da mitologia, não os da Marvel) e narra desde a criação do mundo, até o Ragnarök, o fim do mundo para os nórdicos. Gaiman buscou, nas raízes da mitologia, o material necessário para recontar essas histórias de deuses e heróis dos povos escandinavos, da sua própria maneira, inserindo seu toque peculiar, cheio de fantasia e encantamento. A cada conto, uma nova aventura repleta de emoção e conhecimento, que faz o leitor percorrer dos primórdios da terra até o fim dos tempos.

Onde está Segunda? – Dica da Thais

Em um futuro distópico no qual a superpopulação é o maior dos problemas e as pessoas são proibidas de terem mais de um filho, sob a ameaça de serem levados pelo governo, temos a luta por sobrevivência de sete irmãs gêmeas idênticas. Criadas para agirem como a mesma pessoa, elas foram batizadas como os dias da semana, sinalizando quando cada uma tem sua vez no mundo exterior; esse plano deu certo até que Segunda desaparece e as outras têm de se unir para descobrir o paradeiro dela sem revelar seu segredo. O filme é perfeito para quem gosta de um bom suspense misturado com cenas de ação. As personagens principais são interpretadas pela atriz Noomi Rapace, que consegue dar personalidades individuais para todas. O longa também levanta certos questionamentos sobre o futuro da humanidade e até onde devemos ir para garanti-lo. Disponível na Netflix, já é um candidato para quem vai curtir o carnaval debaixo das cobertas.

Outlander – Dica do José Henrique

A série baseada nos livros de Diana Galbadon vem conquistando cada vez mais seguidores nos últimos anos. A trama acompanha a enfermeira casada Claire Randall que no fim da II Guerra Mundial misteriosamente é transportada 200 anos no passado, para a Escócia jacobita. Lá ela encontra aliados, inimigos, e James Fraser, o highlander que muda o rumo de sua vida. A química inigualável entre Caitriona Balfe e Sam Heughnan configura o casal principal como um dos mais verdadeiros da TV atualmente. Misturando elementos históricos com a fantasia de viagem no tempo, a série vai além do romance de seus protagonistas e retrata guerras, aventuras, sofrimentos e questões sociais. Disponível na Netflix, “Outlander” é uma ótima pedida para maratonar nesse carnaval.

Batismo de fogo – Dica do George

Divulgação

Através da voz de vários personagens, vamos descobrindo um pouco mais sobre os dias no Colégio Militar Leôncio Prado. Escravo, Poeta, Jaguar – meninos comuns sendo embrutecidos pela vida. Mario Vargas Llosa chega ao mundo literário com uma história autobiográfica, ainda que fabulada. O Peru em sua obra é marcado por uma aura estranha de sonho e realidade, subdesenvolvimento e otimismo infantil – apesar do realismo cru das relações de poder entre aluno e militares, casais de namorados e companheiros. É um bom livro pra se ler no carnaval e pensar sobre os rumos da vida. Foi reeditado com o nome de “A cidade e os cachorros” (do original “la ciudad y los perros”, mas eu prefiro o primeiro título. É tudo muito triste, mas pode ser bonito.

One Day at a Time – Dica da Janaina

Para os fãs de sitcom, a série da Netflix “One Day at a Time” pode ser uma boa escolha. Lançada em janeiro de 2017, a produção conta a história de uma família cubana-americana com quatro integrantes muito diferentes. A mãe, Penélope, é uma enfermeira ex-militar que lidera a família com a ajuda de sua mãe Lydia, cubana que vai à América ainda na adolescência fugindo do regime restritivo do País. os filhos de Penélope são o gracioso Alex, chamado de Papito, e a feminista adolescente Elena. Com muito bom humor, a série retrata o cotidiano da família e aborda temas delicados como homossexualidade, igualdade de gênero, xenofobia e também os problemas familiares dos protagonistas. Com duas temporadas disponíveis, a série tem 26 episódio de 30 minutos, e é levinha, perfeita para maratonar nos dias de folia ou alternar com outras séries mais densas.

Hellblade: Senua’s Sacrifice – Dica do Daniel

Você embarca sozinho numa viagem para vencer seus inimigos (internos e externos) e quando retorna percebe que o amor da sua vida não mais está lá. Assim é Senua, protagonista de “Hellblade: Senua’s Sacrifice”, ao voltar para sua cidade e encontrar todos assassinados pelos guerreiros vikings. Como consequência do ataque, a sobrevivente desenvolve psicoses e consegue ouvir vozes dentro da sua cabeça – inclusive, passamos o jogo inteiro ouvindo comentários de dor, sofrimento e angústia. É algo verdadeiramente assustador!

Baseado na mitologia nórdica, o game exclusivo de PS4 apresenta uma história sobre perda, amor, medo e abuso, onde acompanhamos uma personagem com distúrbios mentais que busca reviver seu namorado. A partir daí, enfrentamos inúmeros inimigos e resolver vários quebra-cabeças, que, na maioria da vezes, são bem complicados e difíceis de decifrar.

Paprika – Dica da Aline

Paprika”(2006) é uma animação japonesa que traz um visual animado, colorido e cheio de movimento. Coisas que facilmente nos fazem lembrar o Carnaval. Então, por que não assisti-la nesse feriadão? A obra do animador Satoshi Kon (que é conhecido por seus filmes com visuais deslumbrantes e histórias bastante profundas) é uma experiência ímpar, que segue o padrão de obras bizarras de seu criador. Além disso, é um anime premiado e já serviu de inspiração para filmes, como “Inception” de Christopher Nolan. Vale a pena conferir!