Em que ordem assistir Evangelion?

25/08/2021 - POSTADO POR EM Animes / Mangás E Filmes

Com o lançamento da última produção de Evangelion (3.0+1.0: A Esperança), o universo do anime alcança o total de oito filmes ao longo de quase três décadas desde o lançamento da série. 

Por misturar elementos dos 26 episódios nos filmes da década de 1990 e depois alterar vários fatos do conteúdo “original” nos Rebuild, resolvemos montar um guia básico com uma ordem que acreditamos ser interessante para quem ainda não conhece a obra. 

Anime 

Antes de dar play em qualquer um dos longas, o melhor caminho é assistir todos os episódios do anime Neon Genesis Evangelion (1995 – 1996). 

Há fãs que defendem pular os dois capítulos finais, ou apenas o último, e retornar após ver The End of Evangelion (1997), mas o conteúdo mais experimentalista e abstrato do episódio 26 ajuda a entender a mente do protagonista Shinji enquanto o clímax da obra de fato acontece.

Filmes

Portanto, assistir The End é o passo seguinte depois da série. Ele é a versão final do anime original, que não foi finalizado na época da forma desejada pelo criador, Hideaki Anno, por falta de orçamento e de tempo. 

Caso você queira/precise relembrar o conteúdo principal dos 26 episódios do anime, porém não tem tempo para revê-lo, há o Death (True)² (1998), compilando pontos importantes da série em um filme de 60 minutos. 

A produção consistia como uma versão reeditada da metade inicial do filme Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth (1997), que contém o primeiro terço da história de The End. A união de Death (True)² com The End equivale ao longa Revival of Evangelion (1998), com quase 3 horas de duração.

Confuso? Bastante. Porém, dentre os citados no parágrafo anterior, nenhum é obrigatório para acompanhar a resolução da obra original, com exceção de The End. Pode deixá-los de lado sem medo. Se quiser consumir as poucas cenas extras ou repaginadas, valem a pena. 

Tanto o anime, quanto Death (True)² e The End of Evangelion estão disponíveis na Netflix.

Série Rebulid

Agora, passando para a série de filmes Rebuild, não há mistério: basta seguir a simples ordem de lançamento. Evangelion:1.11 Você (Não) Está Sozinho (2007) > Evangelion 2.22: Você (Não) Pode Avançar (2009) > Evangelion 3.33: Você (Não) Pode Refazer (2012) > Evangelion: 3.0+1.01: A Esperança (2021). 

Todos estão no catálogo da Amazon Prime Video e contam, a partir do 2º filme, uma linha de fatos diversa da obra original, embora conversem diretamente e até se completem no fim.

Apesar das várias dificuldades dos criadores e dos estúdios ao longo dos anos para concluir as histórias, rendendo, como visto aqui, alguns longas descartáveis, os fãs desse universo têm muito conteúdo para revisitar e curtir o anime.