Casa Tyrell: Rosas repletas de espinhos

17/11/2018 - POSTADO POR EM HQs/Livros E Séries
Post thumbnail

Diversos de seus representantes se envolveram, principalmente, em tramas com os Baratheon e os Lannister, sempre pensando estrategicamente para alcançar seus objetivos. Desde Margaery até Olenna, a Casa Tyrell tem abundantes histórias para oferecer.

História e legado

A Campina, domínio dos Tyrell, possui um rei lendário da Era dos Heróis: Garth Greenhand, ou Garth Mão Verde. Considerado o progenitor de todas as grandes Casas da região, entre outras do continente, diz-se que ele ensinou os povos de Westeros a plantarem e semearem. Seu primogênito, conhecido como Garth, o Jardineiro, foi quem construiu o castelo de Jardim de Cima, reinando com uma coroa de flores e trepadeiras, sentado em um Trono de Carvalho.

Da linhagem de Garth, o Jardineiro vieram os Gardener, que se consolidaram como reis da Campina por muitos séculos, prosperando até a chegada de Aegon, o conquistador. Durante a Conquista, os Gardener foram extintos, o rei Mern IX e todos os seus herdeiros pereceram na batalha do Campo de Fogo.

Após o massacre e vendo que não havia alternativa o intendente do castelo, Harlan Tyrell, abriu as portas deste para Aegon e jurou fidelidade. Ele foi recompensado tornando-se Lorde de Jardim de Cima, apesar dos protestos de outras famílias mais antigas e tradicionais da região, porém todas elas haviam pegado em armas contra os Targaryen, menos os Tyrell.

Foto: Divulgação

Casa Tyrell na série

Ollena Tyrell (Diana Rigg): a matriarca da Casa, é conhecida como Rainha dos Espinhos pelo comportamento ranzinza e comentários irônicos. Apesar disso é muito apegada aos netos, Loras (Finn Jones) e Margaery (Natalie Dormer), tanto que quando a caçula foi prometida a Joffrey ela tratou logo de descobrir mais sobre a personalidade dele, e quando desaprovou o garoto se certificou que ele nem chegasse à própria noite de núpcias.

Mace Tyrell (Roger Ashton-Griffiths): atual Lorde de Jardim de Cima e filho de Olenna. Quando sua filha Margaery foi prometida a rainha ele tentou ganhar mais importância nos assuntos oficiais do reino, mas Cersei (Lena Headey) se limitou a lhe dar o cargo de mestre da moeda e frear suas ambições.

Loras Tyrell: o filho mais velho, conhecido por sua beleza e competências como cavaleiro. Foi mostrado seu relacionamento com Renly Baratheon (Gethin Anthony) logo no começo da série e seu assassinato causou grande sofrimento a Loras. Quando a Fé Militante tomou conta de Porto Real, ele foi preso sob a acusação de ser homossexual e teve de se converter para evitar sua execução.

Margaery Tyrell: a filha mais nova, uma mulher bonita, sedutora e ambiciosa. Margaery deseja ser rainha a todo custo, passando por três envolvimentos com reis: primeiro com Renly , que na verdade não tinha interesse nela e sim em seu irmão; depois com Joffrey (Jack Gleeson), que foi assassinado durante a festa de casamento por sua avó; e por último com Tommen (Dean-Charles Chapman), que verdadeiramente gosta dela. A Fé Militante a prendeu por falso testemunho e ela também teve de se converter para não passar por humilhação pública.

Curiosidades

O símbolo da Casa Tyrell é uma rosa dourada sobre um fundo verde e seu lema é “Crescendo Fortes”. Tudo isso reflete a grande influência de Garth Mão Verde no legado da família.

A gratidão dos Tyrell pela Casa Targaryen lhes conferiu uma lealdade quase ilimitada. Durante a Rebelião de Robert, os cavaleiros da Campina foram os responsáveis pela única derrota do futuro rei Baratheon, a batalha de Vaufreixo.

Durante os tempos mais antigos havia em Jardim de Cima um trono vivo: o Trono de Carvalho, feito de um carvalho que o próprio Garth Mão Verde plantou. Também existia o costume de usar coroas de trepadeiras e flores nas épocas de paz, e coroas de espinhos de bronze durante as guerras.

Foto: Divulgação