Casa Targaryen: Um reinado de dragões

22/10/2018 - POSTADO POR EM Conteúdo, HQs/Livros E Séries
Post thumbnail

Em Game of Thrones nós conhecemos os Targaryen como reis caídos. Eles dominaram Westeros por muitos anos, mas eventualmente foram retirados do trono graças à Rebelião do Roberto. Acompanhamos a jornada de Daenerys (Emilia Clarke) pela retomada do poder e depois de conseguir fazer dragões renascerem, ela volta para buscar sua coroa com exércitos, dothrakis, estrategistas, e todos os seus muitos títulos. Acompanhe agora um pouco da história da antiga família real.

História e legado

Divulgação

Os Targaryen começaram como parte do Império Valiriano, em Essos. Na época Valíria era uma grande potência e eles faziam parte das muitas famílias de senhores de dragões, porém migraram para Westeros antes do cataclismo que destruiu a região graças ao aviso dos sonhos proféticos de Daenys, a Sonhadora. Assim a Casa se instalou no castelo de Pedra do Dragão e passou a ser a única portadora desses animais poderosos.

Westeros ainda era um amontoado de reinos nessa época, isso até Aegon Targaryen, o Conquistador, resolver unificar todo o continente e se nomear rei. A Guerra pela Conquista foi sangrenta, mas Aegon junto de suas irmãs/esposas Visenya e Rhaenys tinham a vantagem por usar dragões em batalha. Os únicos que não se subjugaram foram os dorneses, a Casa Martell recusou-se a ceder seus domínios, o que gerou décadas de inimizades e confrontos entre Dorne e o restante das regiões.

Um dos pontos baixos do reinado dessa Casa foi a extinção dos dragões, o que diminuiu significativamente seu poder. Outro problema era o temperamento dos monarcas. Disso nasceu um ditado popular: toda vez um Targaryen nasce é jogada uma moeda, se der cara ele será grande, se der coroa será louco. Essa última foi a opção escolhida para Aerys II, o Rei Louco, ele teria queimado a cidade inteira com fogo vivo se antes não tivesse sido morto por Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau). Isso foi no fim da Rebelião do Robert, o que marcou o término do dom dessa família.

Casa Targaryen na série

Divulgação

Aemon Targaryen(Peter Vaughan): Conhecido como Meistre Aemon, ele abandonou o seu lugar na linha de sucessão para virar um estudioso. Na série já o vemos em Castelo Negro servindo a Patrulha da Noite, seu parentesco com os antigos reis é ignorado pela grande maioria das pessoas que o conhecem. Ele é tio-avô de Viserys e Daenerys.

Viserys Targaryen (Harry Lloyd): Irmão mais velho de Daenerys, ele foi obrigado a fugir de Westeros para não ser morto por Robert e seus apoiadores. Tem um temperamento explosivo e obsessivo, gosta de culpar a irmã pela morte da mãe no parto e a entrega de bandeja para o selvagem Khal Drogo na esperança de conseguir um exército para retomar a coroa que acredita ser sua por direito. [SPOILER A SEGUIR] Seu comportamento o leva a um fim trágico prematuro.

Daenerys Targaryen: Irmã mais nova de Viserys, ela deixou Westeros com apenas alguns meses de vida, então não entende bem a obsessão do irmão com o local. Começa a história bem ingênua, mas aos poucos vai descobrindo sua própria força. Dany renasce como uma conquistadora ao conseguir trazer os dragões de volta ao mundo e agora está engajada em retomar seu lugar no trono de ferro.

Bônus

Jon Snow (Kit Harington): [SPOILER A SEGUIR] Na última temporada de Game of Thrones nos foi revelado que Rheagar Targaryen, irmão mais velho de Daenerys e o príncipe herdeiro da época, fugiu com Lyanna Stark e não a sequestrou como era o senso comum. Eles casaram-se e a jovem engravidou, ela morreu no parto, mas a criança foi levada por Ned para Winterfell, sem nunca lhe revelar esse segredo. Resta saber o que Jon fará na próxima temporada quando lhe contarem a verdade. Sem falar que ele já está agindo como um Targaryen tendo em vista que dormiu com a tia Daenerys.

Curiosidades

Divulgação

  • O símbolo da Casa Targaryen é um dragão vermelho de três cabeças, o que representa Aegon e suas irmãs/esposas, sobre um fundo preto. O lema da família é “Fogo e Sangue”.
  • Os Targaryen possuem uma aparência muito característica: a maioria dos membros da Casa possui um cabelo loiro platinado e olhos violeta. Esses atributos foram preservados por conta de anos de casamentos entre familiares, um hábito valiriano que foi bastante questionado em Westeros, mas nunca abandonado totalmente.
  • Os Reis Dragões tiveram inúmeros problemas com uma casa derivada da sua própria: os Blackfire. Eles nasceram devido a um bastardo Targaryen que foi nomeado cavaleiro e pôde fundar sua própria Casa. Anos depois ele resolveu entrar em disputa com seu meio irmão, um filho legítimo e rei, pela coroa dos Sete Reinos. Esses conflitos se estenderam por décadas e foram chamadas de Rebeliões Blackfire.