Casa Martell: Coragem, força e insubmissão

26/11/2018 - POSTADO POR EM Séries
Post thumbnail

Desde a chegada de Oberyn Martell (Pedro Pascal) pudemos perceber que estávamos diante de uma das famílias mais peculiares de Westeros. Os dorneses se destacam do restante dos reinos por suas cores chamativas, gosto pela pimenta e hábitos libertinosos, não à toa se tornando os preferidos de muito fãs. Isso até a série resolver bagunçar com todo o enredo dos personagens, mesmo assim a história da Casa Martell merece ser compartilhada.

História e legado

A história do domínio de Dorne pelos Martell só começou mesmo após a chegada dos roinares em Westeros. Os roinares viveram por muitos anos às margens do Rio Roine, no continente de Essos, até que tiveram sua paz perturbada pelo Império Valiriano. Depois de várias derrotas em batalha e percebendo que todos iram sucumbir ao poder de Valíria, a líder roinar Nymeria colocou o que restava de seu povo em 10 mil navios e partiram em busca de um novo lar.

Eles desembarcaram em diversos locais, porém o único que conseguiram chamar de casa novamente foi a região de Dorne. Nymeria tomou em casamento Mors Martell e o prometeu que eles unificariam as terras dornesas para governarem lado a lado da sua sede em Lançassolar. Os roinares acabaram por adicionar novos costumes à cultura local, como o direito de herança ao primogênito, seja ele homem ou mulher, e a liberdade de se relacionar com quem se quiser.

Foto: Divulgação/HBO

Casa Martell na série

Doran Martell (Alexander Siddig): Príncipe de Dorne, irmão mais velho de Oberyn e pai de Trystane. Ele sofre de gota e portanto tem muitas limitações motoras, governa Dorne pacificamente, mas mantém a mente atenta a possíveis embates com o restante do Reino.

Oberyn Martell: Conhecido como o Víbora Vermelha por conta de sua habilidade em usar venenos em duelos. Jamais se casou, preferindo a liberdade de ter vários parceiros, porém conserva Ellaria Sand (Indira Varma) ao seu lado como principal amante. Com ela teve uma filha: Tyene Sand (Rosabell Laurenti Sellers) e mais outras duas com mulheres diferentes.

Trystane Martell: Único filho de Doran na série e herdeiro de Dorne. Ele é um rapaz pacífico e bondoso a quem é prometida Myrcella Baratheon (Nell Tiger Free) em casamento. A garota passa a viver em Lançassolar e os dois se apaixonam rapidamente.

Bônus:

Oberyn nunca se casou, porém teve três filhas bastardas, as chamadas Serpentes de Areia.

Tyene Sand: filha de Oberyn com Ellaria, o fato ser bastarda é irrelevante em Dorne, ao contrário do restante de Westeros, e a garota é considerada da família como seria qualquer filho dentro do casamento. Tyene é treinada em armas assim como suas irmãs.

Nymeria Sand (Jessica Henwick): mais velha do que Tyene, ela usa o chicote como arma e puxou o lado mais sedutor do pai.

Obara Sand (Keisha Castle-Hughes): a mais velha das três, ela tem um lado militar mais evidente, costuma usar a lança com instrumento de batalha.

Foto: Divulgação/HBO

Curiosidades

O símbolo da Casa Martell é um sol atravessado por uma lança, ambos vermelhos, sobre um fundo laranja. E seu lema é “Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados”.

Ao contrário do restante de Westeros que utiliza títulos como Lordes para os líderes de cada casa, os Martell utilizam Príncipe ou Princesa de Dorne, seguindo a tradição dos roinares.

Apesar de ser considerado parte dos Sete Reinos, Dorne só aceitou se unir ao resto de Westeros muito tempo depois da Conquista de Aegon. Os Martell fizeram valer o seu lema e recusaram-se a dobrar o joelho aos reis Targaryen por inúmeras gerações, fazendo-o apenas quando lhes era conveniente.

Foto: Divulgação/HBO