Casa Lannister: Os leões de Westeros

15/10/2018 - POSTADO POR EM HQs/Livros E Séries
Post thumbnail

Conhecidos por sua imensa riqueza e atitudes traiçoeiras, os Lannister foram responsáveis por inúmeras tragédias a personagens queridos, além de tramas para conseguir poder, tanto que não à toa um deles ocupa o trono de ferro agora. Mas Cersei (Lena Headey), a atual rainha, é só a ponta do iceberg dessa família antiga e poderosa de onde vem alguns dos personagens mais odiados de Game of Thrones (menos o Tyrion <3). Chegou a hora de ouvir os rugidos dos leões de Rochedo Casterly.

História e legado

A Casa Lannister data da Era dos Heróis, um tempo bem remoto na história de Westeros. Importante ressaltar que a sede dessa família não pertencia a eles inicialmente. Tudo começou quando um caçador chamado Corlos encontrou uma mina de ouro em uma caverna. Com o tempo ele se estabeleceu lá para proteger seu tesouro e construiu o castelo conhecido como Rochedo Casterly. Porém os Casterly tiveram a infelicidade de topar com Lann, o Esperto.

Dizem as lendas que ele se escondeu dentro das paredes do castelo e causou tantos problemas para os Casterly que eles se dissolveram e abandonaram o lugar nas mãos de Lann. A recém-criada Casa Lannister prosperou, chegando a criar a cidade de Lannisporto lá perto, que logo se tornou uma importante metrópole mercante. A família permaneceu reinando sobre as Terras Ocidentais por muitos anos, sendo o derradeiro Rei do Rochedo Loren, o Último, que jurou lealdade a Aegon na Guerra da Conquista.

A história mais famosa e propagada da Casa Lannister, usada sempre para enfatizar o seu poder, é a das Chuvas de Castamere (você deve conhecer a música por conta de sua participação em certo casamento). Ela conta sobre como dois vassalos dos Lannister, os Reyne e os Tarbeck, se rebelaram contra eles e graças a isso Twyin (Charles Dance) dizimou as duas famílias, não deixando um único membro sequer vivo, seja idoso ou criança.

Casa Lannister na série

Divulgação

Twyin Lannister: O patriarca da família no início da série. Ele é um homem duro, com talento para governar e para a guerra, zela muito por manter o bom nome de sua Casa intacto. Sente um desprezo profundo por seu filho mais novo Tyrion, além do fato de ele ter nascido deformado, também o culpa por seu parto ter causado a morte de sua amada esposa, Joanna.

Kevan Lannister (Ian Gelder): Irmão mais novo de Twyin, ele é tão duro quanto o mesmo. Pai de Lancel Lannister, um personagem que foi bastante envolvido nos planos de Cersei. Kevan é convidado pela sobrinha a participar do pequeno conselho após a morte de seu pai, mas se recusa a ser parte de seu jogo e volta para comandar Rochedo Casterly.

Cersei Lannister: Considerada a filha mais velha de Twyin, pois apesar de ser gêmea de Jaime é contado que ela veio ao mundo primeiro. Cersei tenta ao máximo seguir os passos do pai e busca sempre por poder. Ela passou a maior parte do casamento odiando Robert, por isso se recusou a ter filhos dele, mantendo um caso com seu irmão gêmeo por anos, o que resultou nos nascimentos de Joffrey, Myrcella e Tommen. No fim ela foi responsável por premeditar o assassinato do marido.

Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau): Gêmeo de Cersei, ele passou anos sendo extremamente devoto e apaixonado por ela. É conhecido por todos como Regicida, por ter sido ele a matar o Aerys II, o Rei Louco mesmo estando a seu serviço na Guarda Real. Jaime passa por uma jornada redentora ao ter sua mão direita arrancada, justamente aquela com a qual lutava, e aprender um pouco com Brienne (Gwendoline Christie) sobre a honra de um cavaleiro.

Tyrion Lannister (Peter Dinklage): O caçula dos Lannister. Desprezado por grande parte dos grandes senhores e damas de Westeros, ele aprendeu a viver sua vida como um pária, sempre gastando o dinheiro da família com prazeres, mas também fazendo de sua inteligência uma arma, já que nunca poderia manejar uma espada com destreza. Sua jornada o levou a ir parar no lado oposto de sua família na nova guerra pelo trono, como Mão da rainha Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

Lancel Lannister (Eugene Simon): Primo dos filhos de Twyin, ele rapidamente se envolveu com Cersei. Colocado como pajem de Robert no início da série, o rapaz foi orientado pela prima a embebedar o rei o máximo possível durante uma caçada, o que levou a sua morte. Tempos mais tarde ele se torna um fanático da Fé dos Sete, fazendo com que entregue os crimes da rainha e a faça ser presa.

Curiosidades

Divulgação

  • O símbolo da Casa Lannister é um leão dourado sobre um fundo vermelho. Seu lema é: “Ouça-me rugir”, embora haja um ditado familiar bastante comentado na série que é a frase “um Lannister sempre paga suas dívidas”.
  • Uma característica muito forte dessa família é ter um cabelo loiro dourado, por causa disso muitos Lannister ao longo da história receberam o título de “o Dourado”, ou também de “o Leão” por causa do símbolo da Casa.
  • Os Lannister são uma das poucas famílias nobres e antigas de Westeros a não ter sua própria espada de aço valiriano. Acontece que quando eles ainda eram reis havia uma em sua posse, ela se chamava Rugido Brilhante, porém o rei Tommen II resolveu partir para a já destruída Valíria em busca de riquezas levando a espada consigo e nunca mais se soube dele, fazendo se perder esse importante tesouro familiar.