Berserk Guia Oficial: Desde o Espadachim Negro até a chegada à Ilhas dos Elfos

03/04/2018 - POSTADO POR EM Animes / Mangás
Post thumbnail

O mangá “Berserk” segue em produção há 29 anos, somando mais de 350 capítulos e 39 volumes. No mercado há tanto tempo e somando muitas informações, é complicado para os leitores lembrarem de detalhes do início ou da metade de história. Por isso, a Panini trouxe para o Brasil o “Berserk Guia Oficial”, que reúne informações de 38 volumes, além de curiosidades inéditas. Confira uma análise da edição.

Guias

A maior parte das páginas da obra é dedicada a guias que são divididas em dois tópicos: Guia dos Personagens e Guia da Visão de Mundo. Todas as páginas contêm muitas ilustrações relembrando acontecimentos marcantes da história e ressaltando ainda mais seus detalhes.

Com um índice extenso, mais de 50 personagens são apresentados detalhadamente, informando dados como altura, peso, idade, história, armas e habilidades, personalidade, melhores frases e momentos, além do conceito que o próprio autor tem sobre a criação dessa figura.

Já no Guia da Visão de Mundo, que são quatro, é possível encontrar informações esmiuçadas e aprofundadas sobre o mundo de Berserk. Os títulos desse tópico são: Andando por Midland, Apóstolos-Monstros: Guia Ilustrado de não-humanos, Guia simples de magia e O mundo que segue o Apocalipse.

Em outro tópico também presente no índice, mas não classificado como Guia, aparecem temas mais leves, como a Enciclopédia das técnicas do Puck, Galeria de personagens interessantes (são aqueles que, apesar de se destacarem, não tiveram muito tempo na trama), Galeria de personagens bonitinhos e Teste emocionante de Apóstolos (para saber qual Apóstolo você seria).

Vantagens

É interessante ver tudo sobre a série através da descrição de seus personagens, história e cenários, incluindo curiosidades inéditas e todos os dados, todos mesmo. Nas primeiras páginas os leitores são presenteados com sete ilustrações coloridas de Miura, com o detalhismo de encher os olhos.

Além de todas as informações sobre o enredo, outra vantagem da publicação é o tópico Confidências de Kentaro Miura, espaço de quase 50 páginas em que o autor resume sua obra desde a criação, apresentando opiniões, rascunhos, histórias secretas e storyboards. Os títulos desse tópico são: O mestre a história de Berserk em uma longa entrevista, Galeria de rascunhos e definições, Futuros trechos, Capítulo da Ilha do Elfos: Versão preliminar do storyboard.

O autor apresenta ainda seu local do trabalho, referências para desenhos e, na galeria de rascunhos, mostra etapas de sua ilustração,  servindo como um tutorial de desenhos dos personagens passo a passo. A entrevista com Miura é esclarecedora e muito rica, abordando principalmente o cotidiano de produção da série.

Veredito  

Apesar de serem só 200 páginas, a leitura é densa por conta da quantidade de informações. Tudo o que está escrito desencadeia mais memórias do que já aconteceu, trazendo a nostalgia dos momentos principais e relembrando detalhes importantes sem ter que reler todas as edições anteriores.

Quem já acompanha o mangá DEVE acrescentar essa edição à coleção ou à leitura.  Por outro lado, uma pessoa que ainda não é familiarizada com o Espadachim Negro e tem interesse em comprar o guia para entender a história terá dificuldade em acompanhar.  Reforçando: é uma publicação necessária para quem é fã e deseja aprofundar-se nas informações e detalhes do que acontece em Midland.

Informações Técnicas

Título: Berserk Guia Oficial

Valor: R$ 23,90 (no site da Panini)

Páginas: 200

Volume único

Capa cartonada com aplicação em hotstamping prata

Lançamento no Brasil: Dezembro de 2017