Saiba como ser otaku até nos esportes

30/08/2017 - POSTADO POR , , e EM Animes / Mangás
Post thumbnail

A gente sabe que é difícil levantar da cama e fazer alguma coisa quando tem tanto anime legal pra ver. Pensando nisso, resolvemos dar uma forcinha para os nossos leitores e separamos alguns animes com temática de esporte, pra ver se eles inspiram alguém a levantar e dar aquela sacudida (e sair do sedentarismo nosso de cada dia).

Slam Dunk

Baseado no mangá homônimo, escrito por Takehiko Inoue (conhecido autor de “Vagabond”), “Slam Dunk” (1993) é um shounen que conta a história do jovem Sakuragi Hanamichi e um time de basquete da Escola Shohoku. Após levar vários foras de garotas (50!), ele não acredita quando a doce Haruko Akagi surge do nada elogiando sua altura, força dos braços e das pernas. A garota acredita que ele deve se tornar um jogador de basquete! Deslumbrado, Sakuragi até tenta fazer umas enterradas, mas logo descobre que a garota tem uma paixão platônica por Rukawa Kaede – um garoto prodígio do basquete.

Os primeiros episódios do anime contam como Hanamichi acaba por se apaixonar pelo esporte e como o time não tão bom de Shohoku passa a se tornar conhecido por todo o Japão! O anime infelizmente não conta com o final do mangá (o torneio nacional), mas ainda assim é ótimo! Embora, o título tenha produzido 101 episódios e quatro filmes.

Hikaru no Go

“Go” é um jogo de tabuleiro muito famoso na Ásia, onde o objetivo é cercar as peças de seu oponente (o nome em chinês é Wéiqí – jogo de cercar!). Baseado no mangá de Yumi Hotta e Takeshi Obata (“Death Note” e “Bakuman”), “Hikaru no Go” é um anime de 2001 que contém 75 episódios e conta a história de Hiraku, um garotinho que descobre em um velho Goban, o tabuleiro de “Go”, o espírito aprisionado de Fujiwara no Sai, um mestre em “Go” do período Heian.

Saudoso e em busca de aperfeiçoar a técnica da Mão de Deus, Sai pede para que Hikaru abrigue seu espírito e jogue algumas partidas de “Go”. Inicialmente o garoto não parece muito interessado no jogo, mas após algumas partidas, Hikaru decide jogar sem a ajuda de Sai, em busca de alcançar um garoto muito talentoso no jogo, Akira Toya.

Para quem não é muito fã de correr/pular/pegar peso, Xadrez ou “Go” parecem ótimas opções para exercitar a mente (o nível de estratégia que podemos usar em “Go” é absurdo!). No Brasil existe, inclusive, uma Associação de Go! É a Abrago. Em todo o mundo esse jogo é praticado, mas não tão conhecido. No Japão, apesar de ser conhecido, foi graças ao mangá de “Hikaru no Go” que o jogo ficou extremamente popular.

Free!

Baseado no light novel “High Speed!” de Kōji Ōji, “Free!” estreou em 2013 e começa com quatro amigos: Haruka, Makoto, Nagisa e Rin. Eles participaram de um torneio de natação e ganharam, mas tiveram que se separar por motivos distintos. Anos mais tarde, todos (menos Rin) se reencontram no ensino médio e montam um clube de natação na escola, incluindo um novo membro: Rei. Ao todo, o anime apresenta duas temporadas, três OVAs, um episódio especial e três filmes (o quarto estreará entre outubro-novembro deste ano) para você apreciar um dos melhores animes de esporte da atualidade.

A trilha sonora é impecável! E o mais legal é que o dublador do Makoto é vocalista de uma banda de J-Rock, a “OLDCODEX”, que canta as duas aberturas do anime. Ele também mais os outros quatro dubladores dos protagonistas se juntaram e formaram uma boygroup chamada “STYLE FIVE”, que canta os dois encerramentos e uma música que toca no final do último episódio da primeira temporada.

Haikyū!!

Atenção para spoiler: prepare o seu coração para se apaixonar por este anime, é sério! “Haikyū!!” (2014) é um anime esportivo, que tem como protagonista um garoto baixinho, o Hinata Shouyou, que AMA voleibol e tem como inspiração um jogador do colégio Karasuno, conhecido como “pequeno gigante”. Seu grande objetivo é ser um jogador conceituado e entrar no time de vôlei deste colégio, que é reconhecido nacionalmente.

Além de apresentar personagens e histórias cativantes, “Haikyū!!” contém uma animação incrível. Durante os jogos, por exemplo, você quase perde o fôlego com as jogadas. Outro ponto a ser destacado são as trilhas sonoras deste anime. As aberturas e as músicas usadas durante os jogos são tão boas que te fazem se emocionar e esperar ansiosamente pelo resultado das partidas! E são três temporadas pra você curtir.

Yuri!!! on ICE

Por último, mas não menos importante, o anime de patinação no gelo que conquistou todo mundo! (e nós já falamos sobre ele em uma matéria). “Yuri!!! on ICE” (2016), criado por Mitsurō Kubo, teve 12 episódios e foi confirmado um filme sem previsão de estreia (infelizmente). No anime, é possível entender como funcionam os treinos, classificatórias e premiações na patinação no gelo. Para “Yuri!!! on ICE”, foram desenvolvidas coreografias, músicas e vestimentas originais e você, com certeza, vai querer sair pela casa dançando e repetindo os saltos.